Accueil » Oenotourisme » Azores

Azores

Traduire

La région en quelques chiffres

Général

Groupe de neuf iles portugaises qui se trouvent dans l’océan Atlantique et forment l’archipel des Açores, région autonome du Portugal.

Tourisme

Accessibilité : Voies navigables nombreuses, chaque ile comporte un port et un aéroport dont  3 aéroports internationaux sur l’archipel (Joao Paulo sur l’ile de San Miguel, Lajes sur l’ile de Terceira, Santa Maria sur l’ile de Sainte Marie).

Oenotourisme

Espace Viticole : 154ha, dénominations : Boiscoitos, Pico, Graciosa, Açores et les 3 cépages les plus importants sont : le Verddelho, l’Arinto et le Tarrantês. Il y a 6 entreprises viticoles ouvertes au public et une Route des Vins sur l’ile de Pico.

Autres produits : fromage, saucisse, miel, ananas.

470 km de ballades, 60 sentiers thématiques, 12 événements culturels dont 2 en rapport avec le vin, 10 visites de monuments dont 2 en rapport avec le vin, bowling (2), cinémas (19), golf (3), bar à vin (4), œnothèques et maisons de vin (4), entreprises viticoles avec salle de dégustation (4).

Résumé des réalisations

 

Na região Autónoma dos Açores só existe, por enquanto, uma “Rota de Vinhos da ilha do Pico”.
As actividades enoturísticas estão organizadas em torno de visitas que podem ser feitas em grupo ou a título particular.

Ilha do Pico

Percorrer a Rota do Vinho da ilha do Pico, leva o visitante a conhecer paisagens, técnicas de cultura e edifícios associados à temática da vinha e do vinho, ao redor de toda a ilha, e em especial, no Concelho da Madalena.

Iniciativa 1 - Visita guiada à Paisagem da Cultura da Vinha da Ilha do Pico que foi classificada pela UNESCO como património Mundial, em 7 de Julho de 2004

A paisagem da cultura da vinha da ilha do Pico, ocupa uma área total de 154,4 ha, envolvida por uma zona tampão de 2445,3 ha e é composta por dois sítios - o lajido da Criação Velha e o lajido de Santa Luzia. Estes sítios foram eleitos por constituírem excelentes representações da arquitectura tradicional, do desenho da paisagem e dos elementos naturais, partes integrantes da “Paisagem Protegida de Interesse Regional da Cultura da Vinha da Ilha do Pico” (PPIRCVIP). Os lajidos da Criação Velha e de Santa Luzia, estão implantados em extensos campos de lava caracterizados por uma extrema riqueza e beleza geológica e paisagística.
A diversidade da fauna e da flora aí presente está associada a uma abundância de espécies e comunidades endémicas, raras e com estatuto de protecção.
As vinhas que produzem o vinho do Pico, eram e são plantadas nas fendas existentes em finas bancadas de basalto, o que confere à paisagem daí resultante um carácter único. Como já foi referido anteriormente, com árduo labor e muito esforço o Homem introduziu bacelos numa vastidão de rocha negra e dura, até então considerada totalmente improdutiva. Devido à ocorrência de ventos fortes provenientes de todos os quadrantes e ao rossio do mar, foram elevados muros de abrigo com a pedra basáltica retirada do próprio local, que deram origem a uma estrutura reticulada, planeada para tirar o máximo proveito do terreno e para facilitar o transporte e armazenamento das colheitas, bem como o escoamento do produto final. Bem junto à linha da costa, um longo e acidentado caminho foi sendo definido no basalto pela passagem do rodado dos carros de bois. Outro, com alinhamento aproximadamente equidistante do primeiro, a atravessar mais elevadas cotas do interior, delimitava superiormente a área de produção, para cima do qual se via obrigada a morar a maior parte dos trabalhadores.

Iniciativa 2 – Visita ao Museu do Vinho Instalado no antigo Convento das Carmelitas, o Museu do Vinho do Pico foi inaugurado em 1999. É uma extensão do Museu do Pico, representando um dos elementos mais importantes da história e da economia da ilha. Organiza visitas às vinhas e provas de vinho.
Horário de visita:
Inverno: terça a sexta das 10.00 às 12.30 e das 14.00 às 17.00. Sábados e domingos das 14.00 às 17.00.
Verão: terça a sexta das 9.30 às 12.30 e das 14.00 às 17.30. Sábados e domingos das 14.00 às 17.30.

Iniciativa 3 – Visita à Adega “A Buraca”

Espaço museológico/enoturismo sem alojamento; produção e venda de aguardentes e licores; loja de venda de artesanato.

Iniciativa 4 – Visita à Cooperativa Vitivinícola da Ilha do Pico

Nesta visita é possível percorrer as instalações desta Cooperativa e apreciar a qualidade suprema dos vinhos ali produzidos.

Ilha Terceira

Iniciativa 1 - Visita guiada às vinhas desta ilha.

É na zona norte da Ilha Terceira que se encontram as vinhas que produzem o famoso vinho licoroso dos Biscoitos.

Iniciativa 2 - Visita ao Museu do Vinho “Casa Agrícola Brum”

Situado na freguesia dos Biscoitos, a 18 km de Angra do Heroísmo e a 22 km da Praia da Vitória, é uma propriedade de 10 alqueires (para além dos mais 60 que englobam a exploração de Verdelho), constituído pelas seguintes secções:

Adega do Vinho Verdelho
Destilaria
Sala etnográfica
Sala de provas
Casa típica (engarrafamento do Verdelho do Museu)
Casa típica (sede da Confraria do Vinho Verdelho dos Biscoitos)
Campo ampelográfico
Latada
Vários pátios
Torre

Iniciativa 3 - Visita à Adega Cooperativa dos Biscoistos

Ilha Graciosa

Iniciativa 1 - Visita guiada às vinhas desta ilha e à Adega Cooperativa da Ilha Graciosa

 

Liens internets

  • Paisagem da Cultura da Vinha da Ilha do Pico

http://www.ippar.pt/patrimonio/mundial/pico.html

  • Museu do Vinho

http://museus.azores.gov.pt/museus/ver.aspx?id=8

  • Adega “A Buraca”

http://adegaaburaca.com/

  • Cooperativa Vitivinícola da Ilha do Pico

http://www.picowines.net/

  • Museu do Vinho “Casa Agrícola Brum”

http://www.casaagricolabrum.com/

  • Adega Cooperativa dos Biscoistos

http://www.lifecooler.com/portugal/produtosregionais/AdegaCooperativadosBiscoitos

  • Associação para o Desenvolvimento Local de Ilhas dos Açores (ADELIAÇOR)

http://www.adeliacor.org/

  • Associação de Desenvolvimento Regional (GRATER)

http://www.grater.pt

 

Communication

No caso da ilha do Pico e através do Programa de Iniciativa Comunitárias LEADER+, foi implementada a “Rota do Vinho do Pico” que se encontra devidamente sinalizada em termos de sinalização rodoviária vertical. Existe um itinerário pré definido, um roteiro publicado e aderentes em vias de contratação.

 

Projets futurs

Em termos de projectos futuros a Região Autónoma dos Açores pretende que seja implementada uma “Rota do vinho da Terceira”, ou, uma Rota de Vinhos da Região, que abranja as ilhas do Pico, Terceira e Graciosa. Para o efeito contamos com a colaboração de dois Grupos de Acção Local (no âmbito da Abordagem Leader) que são a Associação para o Desenvolvimento Local de Ilhas dos Açores (ADELIAÇOR) e a Associação de Desenvolvimento Regional (GRATER).
De igual forma, através do Programa de Desenvolvimento Rural da Região, queremos incentivar o enoturismo, através de projectos apresentados por privados, principalmente ao nível das actividades turísticas e de lazer no espaço rural, ligadas a actividade vitivinícola.

Contacts

 Nesta fase entendemos que deverão ser contactados:

Engº Miguel Amorim
ou
Engª Maria José Aranda e Silva

Direcção Regional dos Assuntos Comunitários da Agricultura
Vinha Brava
9701-240 Angra do Heroísmo (Açores)

tel: (+351) 295 404 280 e fax: (+351) 295 216 333

- miguel.ab.amorim@azores.gov.pt

- maria.js.silva@azores.gov.pt

Données principales

Télécharger les fichiers